top of page

O que é a Terapia Comportamental Dialética?

  • dbtamazonia
  • 2 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

A Terapia Comportamental Dialética (Dialectical Behavior Therapy – DBT), desenvolvida por Marsha Linehan no final da década de 1980, é recomendada especialmente para pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline e comportamentos parassuicidas, ocasionados por desregulação emocional e ambientes invalidantes. Encontra-se dentro da Terceira Onda da Terapia Cognitivo-Comportamental, buscando eliminar comportamentos problemas, e indo além, construindo um arcabouço de estratégias de mudanças experienciais e contextuais, que sejam flexíveis e efetivas em diversos ambientes e relações.

Linehan no desenvolvimento da Teoria Biossocial que fundamenta a abordagem da DBT, cita os ambientes invalidantes, em que “a comunicação de experiências privadas é estabelecida com respostas erráticas, inadequadas e extremas”, indicando ao indivíduo que aquilo que ele sente e/ou pensa é inadequado, inaceitável ou irrelevante. Essa comunicação, com características invalidantes, é ocasionada pelos pares, e no início da vida pelos pais e cuidadores. Nos ambientes invalidantes encontram-se as seguintes consequências: por não ocorrer a validação, não é ensinado ao indivíduo a rotular e nem a modular suas experiências e suas emoções; não é ensinado a tolerância a tensões e emoções desagradáveis e a construções de objetivos condizentes com a realidade; para a obtenção de resultados nos ambientes, é necessário comportamentos e respostas emocionais extremas; e o indivíduo não é ensinado a confiar em suas respostas emocionais e cognitivas, estando sempre dependente de uma aprovação social.

Na presença de emoção intensa se faz necessário habilidades para regulação emocional para diminuir o sofrimento emocional. As interferências do ambiente podem auxiliar na regulação emocional ou não. A regulação emocional como modulação de estados emocionais é direcionada por táticas cognitivas e comportamentais, que controlam, inibem ou modificam as emoções a fim de torna-las coerentes ao contexto. Empatia, autoconhecimento emocional e rápida recuperação de situações desconfortáveis são indicativos de regulação emocional.

O Treinamento de Habilidades da DBT propõe capacitar indivíduos com habilidades de um amplo repertório de respostas e ações cognitivas, emocionais e comportamentais e como utiliza-las de forma efetiva no seu dia-a-dia. É composto por quatro módulos: 1) Mindfulness, focar a mente no momento presente e sem julgamentos, observando e descrevendo o que acontece; 2) Efetividade Interpessoal, solicitar o que precisa ou negar um pedido, manter os relacionamentos ou terminar relacionamentos destrutivos e manter o autorrespeito; 3) Regulação Emocional, identificar, entender e nomear as emoções, modificar emoções indesejadas, reduzir a vulnerabilidade à mente emocional e gerenciar emoções extremas; e 4) Tolerância ao Mal Estar, tolerar e sobreviver a crises, aceitando a si e a situação atual.

 
 
 

(92) 98466-0414

©2019 por DBT Amazônia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page